segunda-feira, 10 de julho de 2017

Leitura da Bíblia no Culto Evangélico

BIBLIA.jpg


        Razões pelas quais não me sinto bem quando num Culto evangélico dominical o Pregador ao ler o Texto bíblico com que inicia e fundamenta a sua Mensagem manda a Assembleia levantar-se.


- Essa leitura não é a única que é feita durante o Culto. Porque é então que a Assembleia se levanta para essa leitura ? Por ser mais importante ? Todas o são, num Culto e na Pregação !
- Outras leituras podem e devem ser feitas antes, durante e até depois da Pregação. A Assembleia não vai levantar-se de cada vez que se faz uma leitura da Palavra de Deus ! ( Na Mensagem de Pentecostes Pedro leu, ou citou as Escrituras, três vezes ).

- Essa leitura inicial, em que alguns mandam a Assembleia levantar-se parece-me ser um Ato devocional, solene. Mas devia ser antes uma ocasião de ouvir, de refletir, de conduzir a mente dos ouvintes preparando-os para o assunto, o tema, da Pregação, como um alimento espiritual.

- Essa leitura não deveria ser como um ritual ( é a ideia com que se fica ). Isso tira-lhe o caráter espiritual, pessoal, interior, que deve revestir. O ritual, no Culto dominical, empobrece o Ato de Culto, “formaliza-o”.

- O Louvor, canta-se melhor de pé. A Oração, se calhar, deveria ser com todos de joelhos … Mas fazer levantar a Assembleia quando se faz a leitura inicial da Pregação não vejo razão especial para todos nos levantarmos.

- Há um aspeto prático mais, a considerar : Ler a Bíblia de pé, segurando-a na mão ( por vezes há Bíblias pesadas, nas mãos de pessoas idosas, cansadas ). Para muita gente não é fácil e retira força, reflexão, concentração interior que deve revestir a leitura e o ouvir ler a Palavra divina. Sendo assim, vale mais ouvir do que estar a segurar com esforço ( para alguns ) na Bíblia, em pé !...

- O ato da Assembleia levantar-se quando da leitura inicial da Pregação supõe que a leitura seja de uns quantos versículos apenas … Seguido de oração. Mas a leitura da Bíblia, donde parte a Pregação e que a fundamenta pode não se restringir a uma meia dúzia de versículos. Pode ser um capítulo. Pode ser duas ou três leituras ! E deve ser dado tempo para se procurar com cuidado e respeito pelos que são pouco frequentadores da igreja … !

- O caráter solene dessa leitura deve traduzir-se antes na forma da leitura, no cuidado com que é feita, na tranquilidade; não no ritual devocional.

- O que se passou em Jerusalém com Esdras lendo as Escrituras e todo o Povo pondo-se de pé, Neemias 8 : 5, foi uma ocasião muito especial, de reavivamento espiritual. Não era um Culto regular, numa sinagoga. Foi uma tomada de consciência nacional da importância da Voz de Deus para aquela Nação que regressara do Cativeiro. Posteriormente não continuou assim.



Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial