sábado, 27 de agosto de 2016

A Menina da Rádio

Menina da Rádio.jpg

    Faleceu com 89 anos, em 24 de agosto deste ano, 2016.

    A canção que ela interpretou,  com a sua vozinha de adolescente,  no filme de Artur Duarte,  "A Menina da Rádio",  um filme de 1944,  ficou como amostra de um romantismo de bons costumes do Portugal dessa altura : pobre, conformado, e quase feliz... Longe da dramática  2ª Guerra Mundial que, nessa altura já dava indicações de vir a vencer o nazismo.
    Portugal era como um refúgio dos fugitivos da Guerra;  sobretudo judeus.  Mas para passarem para os EE.UU. depois.

    Meus Pais foram ver esse filme;  julgo que ao antigo Cinema Promotora, em Alcântara.  Levaram-me.  Um pouco contrafeitos ...  Porque os crentes, então, não iam ao cinema.  Mas os relatos do filme deixavam os evangélicos descansados.   Era sóbrio, discreto,  agradável, com bonitos momentos de graça e de ternura.
    A Henriette ainda estava em Marrocos e passando também por momentos de tensão dessa Guerra horrenda.

    O certo é qe marcou,  com a canção da Maria Eugénia, letra de Silva Tavares e música de António Melo, uma época,  um tempo, em Portugal,  que iria passar rápido, nos anos 50,  com uma Música nova,  uma Arte em busca de si própria,  um modo de vida à procura de se definir,  após os horrores da Guerra e que culminou com a assinalável Década de Sessenta !
    Eram os tempos modernos que cedo se tornariam, lá para os anos 80 no "pós-moderno"  reconstrutor, iconoclasta dos grande Valores.

    É com saudade que ainda nos lembramos da "Menina da Rádio"


 Menina da Rádio I.jpg


 

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial