segunda-feira, 4 de maio de 2015

O espaço físico da Igreja de Cristo

Igrejas.jpg
     Em toda a Europa há, aqui e ali, Templos que, pouco a pouco, vão sendo desafetados como espaços cultuais.  
    Porque os fiéis diminuem, ou porque os custos de manutenção se tornam incomportáveis e também porque as próprias comunidades procuram espaços mais adequados à expressão da sua espirituaidade.
    No Reino Unido visitámos, como turistas, belíssimos Templos em que quase tínhamos que pagar para andar lá por dentro...  Não faltavam em todo o caso indicações lembrando que se esperava que deixássemos um montante para apoio à manuteção; para além de uma boa livraria de livros de pensamento cristão, e, nos claustros,  pontos, discretos, onde se podia comer e beber...

    E o problema levanta-se :  Que se está fazendo então dos templos, ( que deixam de o ser ), por vezes de belo porte arquitetónico ?
    Para muitos deveria ser grande o cuidado em não ferir o valor simbólico que mantêm,  na nossa cultura judaico-cristã. E eu penso da mesma forma.
    Fazer dessas igrejas, por exemplo, discotecas ou espaços para mini-golf,  como já acontece,  é abusivo, é chocante.

    O Templo,  ou a Sala Evangélica, onde a Igreja local realiza o seu Cuto a Deus, é um sítio sagrado ?
    Não é.  Contudo...
    Contudo não pode, não deve ser desconsiderado no sentido de não ter  -  esse espaço  -  qualquer significado assinalável.
    A área material onde,  com regularidade, ou mais ou menos habitualmente, a igreja se reune, louva e proclama o Nome de Deus,  reveste-se de uma dignidade,  diria mesmo de uma "solenidade" que não pode ser descurada.
    Assume um Valor simbólico que quando tido em menos consideração choca, ofende a piedade dos crentes e acaba por ofender Deus !
    Sejamos atentos e afirmativos nesse campo, também.
    É uma das componentes da nossa veneração a Deus !


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial