domingo, 31 de maio de 2015

Mães na Bíblia

Mães.jpg
     Pensámos guardar aqui este pequeno texto ( mais longo que os outros "posts" habituais... ) que é a síntese de uma Mensagem que dei nas igrejas AB, lembrando o Dia da Mãe 2015.

Mães na Bíblia

                Há mães na Bíblia que nos dão lições de sentido profundo e edificante.
                Deus criou assim a natureza humana : Mãe não é uma simples procriadora, que garante, com o Pai, a multiplicação do género.
                Mãe quis Deus que fosse um “motor” ativo e edificante de ternura, de carinho.
                Se até nos animais nós ficamos encantados ao ver esse papel exercido com empenho. Quanto mais entre os seres humanos vemos esse papel executado de forma bem evidente.
                Mas mais. A mãe não esquece que sai de si um grande poder de afeto e de cuidado atento e refletido.   E que perdura a vida toda !
                Esse cuidado atento e refletido traduz-se também em conselhos, em avisos, em ensino educativo, em proteção contra desvios corruptores !   Provérbios 1 : 89,  «Filho… não desprezes o ensino da tua mãe
                Mas ser mãe pode tornar-se um dom divino para aquelas filhas de Deus que de certo modo e em certa medida pode qualificar de forma enriquecedora o ser mãe. Uma mulher que, por exemplo, adota uma criança que carece de afeto e de cuidados maternos.   Uma mulher sem filhos que, em determinados relacionamentos com terceiros, pode expressar dons e a graça divina de ser mãe. Mãe espiritual ( tal como São Paulo foi “pai” para Timóteo, seu “amado filho”; 2ª Tim. 1 : 2.   Mãe afetiva, transmitindo amor e o bem, aos que Deus coloca no seu caminho, pelo Espírito de Deus; levando-os a Cristo.   Mãe educadora, ensinando e retransmitindo a sabedoria com que o Senhor a doou !

                REBECA, Génesis 25 : 21 a 23, foi uma mãe que não se esqueceu da promessa de Deus quando os seus bébés gêmeos nasceram.   A Palavra de Deus ficou na sua mente e no seu coração : Dois Povos serão; o primeiro servirá o que nascer em segundo.
                Mas aí houve também incúria, no seio do casal. Leia-se o capítulo 27 de Génesis. É grave. Isaque esqueceu-se dos desígnios expressos de Deus em cap. 25 : 23.   Os dois filhos foram crescendo, e foram com certeza informados do que Deus dissera quando eles nasceram; em todo o caso eles também seguiram os comportamentos do pai, nessa área.
                Rebeca não. Ela não se esqueceu !....   O mal aí é que ela convenceu-se - erradamente - de que devia ela própria tomar iniciativas para dar seguimento aos planos divinos.
                Que insensatez ! E foi o capítulo 27 de Génesis ! E foi o engano, a mentira, da atuação de Rebeca. E Jacob, no seu caráter herdou muito da mãe.
                Que lição para nós ! Que aviso para as mães !

                ANA, de quem nos fala 1ª Samuel, capítulo 1 e seguintes, foi outra mãe.   É outra narrativa edificante.
                Aqui, o que vemos é uma mãe que devolve ao Senhor o bébé pelo qual tanto implorara !
                E depois Ana revela ser uma mãe fiel e perseverante na sua Fé em Deus.   Ela foi zelosa no cuidado com que ia acompanhando ao longo dos anos a devolução/oferta que fizera ao Senhor afim de que essa oferta se mantivesse digna e adequada à Presença do Senhor : Todos os anos lhe trazia uma túnica que simbolizava o serviço com que aquele menino honrava o Senhor  - aquele seu querido menino, que ia crescendo «…em estatura e no favor do Senhor e dos homens», 1ª Samuel cap 2 : 21 e 16 !
                E certamente que ao levarem uma nova túnica, de cada vez, de ano em ano, ela e o pai traziam ao seu menino também, além disso, quantos outros “mimos” de amor e carinho …
                Ana, uma mãe cuidadosa com o “dom” que o Senhor lhe dera e que ela devolvia ao Senhor como expressão de profunda gratidão e adoração !

                Mas há outra mãe sobre a qual as Escrituras nos chamam a atenção : NOEMI, mãe e sogra !
                Mas mãe e sogra não é a mesma coisa … Dir-me-ão.
                Em termos biológico e de ligação afetiva isso é verdade.
                Noemi foi uma mãe/sogra que soube criar com as suas noras ( que ainda por cima eram estrangeiras e de cultura idólatra ) laços duradoiros e profundos, de tal maneira que quando quis regressar de Moabe a Israel ( ler : Rute, cap. 1 ) as duas noras não a largaram !
                Perante a insistência de Noemi, Orfa acabou por ficar em Moabe e refazer a sua vida.
                Contudo Rute, essa tinha-se convertido a Jeovah : «Não insistas para que te deixe … O teu Povo é o meu Povo, o teu Deus é o meu Deus !» 1 : 16.             
E o futuro dessa moabita, agora uma filha do Senhor Deus, foi magnífico : Ela foi a progenitora do rei David. E como se isso não bastasse ela foi progenitora, na genealogia humana, do Messias de Israel, de Cristo, o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo !

Mas há mais, para o que as Escrituras nos fazem atentos.
Na Cruz do Calvário, o Senhor Jesus, sofrendo a carga dos nossos pecados, no meio da sua angústia, teve um gesto de uma beleza sublime. Teve o cuidado afetivo de assegurar o bem estar da sua mãe, o futuro da sua querida mãe. Muito possivelmente os outros filhos e filhas de Maria tinham as suas carreiras de vida já estabelecidas, e Maria viveria sozinha, agora uma senhora à volta dos seus cinquenta anos.
Jesus disse a João, o Apóstolo : «Toma-a como mãe». E a Maria : «Aceita-o como filho». Segundo a tradição ficaram a viver em Éfeso.
Quando visitámos Éfeso, a minha Esposa e eu, mostraram-nos a residência onde ( segundo a tradição ) possivelmente Maria terá vivido até ao fim dos seus dias. João morreu mártir.

E o Senhor nosso Deus, falando-nos na Bíblia, a sua Palavra escrita, serve-se do afeto maternal, que Deus mesmo criou na mulher, para expressar a firmeza, a estabilidade, a solidez do seu Amor por nós :
«Acaso pode uma mulher esquecer-se
do filho que ainda mama,
de sorte que não se compadeça do filho do seu seio ?  
Mas ainda que possa acontecer
que esta se esqueça dele,
EU TODAVIA, NÃO ME ESQUECEREI DE TI  
Isaías 49 : 15.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial