segunda-feira, 2 de março de 2015

Pormenores pessoais no Novo Testamento

Bíblia e mãos.jpg
    Sendo que a Bíblia é a Palavra de Deus, que razão terá levado o Espírito de Deus a inspirar determinados detalhes do foro pessoal ?
     Por exemplo.  Paulo pede a Timóteo, na sua 2ª Carta, que lhe traga «...a capa que deixara em Troade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos».  ( 4 : 13 ).  E a Timóteo também, mas na 1ª Carta recomenda-lhe : «Não continues a beber somente água.  Usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frquentes enfermidades».( 5 : 23 ).
     O cap 16 da Carta aos Romanos está cheio de nomes que a História da Igreja Primitiva não registou como particularmente notórios.  O mesmo se passa com a Carta aos Colossenses, 4 : 7 a 17.   E na 2ª a Timóteo 4, depois de referir uns quantos nomes, pede : «Apressa-te a vir antes do inverno».
    Há outras referências de caráter pessoal, aparentemente sem grande projeção espiritual.
    É no mínimo curioso e faz refletir.

    A Bíblia é um Texto  divino  que nos transmite o interesse, o Amor de Deus, que se empenha em cada um de nós !
    Deus não nos vê como mutidões de crentes que vão estar presentes no Céu.
    Deus conhece-nos pelo nome.  Ama-nos, pelo seu Espírito Santo, um a um.
    Essas referências de pormenor individual são a expressão concreta disso mesmo.
    Essas pessoas nomeadas, os detalhes deixados naturalmente no fluir da escrita e do que pensava quem escrevia,  como que representam, simbolizam, não virtudes ( no que se concerne as pessoas ), ou situações notórias, mas o nível atento de Deus mesmo, que tem os nossos nomes escritos, de cada um de nós, no Livro da Vida !   Fil 4 : 3;  Apoc 21 : 27.  
    «...um por um...» !   Apoc 20 : 13.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial