sábado, 21 de setembro de 2013

Ler


    "Diz-me o que lês.  Dir-te-ei quem és".

    Há muita verdade nesta asserção.

    Podíamos alargá-la : "Diz-me o que lês e o que não lês. Dir-te-ei quem és".

    "Tens de ler !".  dizem os Pais.   Mas a leitura é um frete ?!...

    "Qual é o seiu livro de cabeceira ?"  -  perguntam-nos por vezes.

    Como ?   Um livro será assim uma coisa que me ajuda a adormecer ... ?

    Eu,  quanto a mim, tenho na cabeceira um livro, a Bíblia.  Até mais do que uma.  Mas é como uma presença simbólica...

    A Bíblia, tenho-a na secretária.  A todo o momento à mão.
_________

    Ler é um ato criativo.

   Quando leio crio mundos.  Nos quais sou protagonista, por vezes.

    Ler é também partilha.   Estou compartilhando como autor as suas ideias  A sua vivência.  Os seus voos !

    Mais :  Ao ler liberto-me.  Vou longe.  E ao mergulhar na escrita passeio no etério,  no clima do espírito.

    E com a Bíblia, é o mesmo.   Ao absorver o Texto das Escrituras, ouço, falo. apreendo. aprendo, elevo-me, comungo, com o divino !   Com o "Pai das Luzes" !   Tiago 1 : 17.

    «Tolle et lege»,  «Toma e lê»   -  foi a palavra que levou Santo Agostinho às Esrituras.  E a Cristo !

    «Persiste em ler !»    1ª Carta da Timóteo  4 : 13.

    «Feliz aquele que lê !»   Apocalipse 1 : 3.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial