sábado, 31 de agosto de 2013

Evangelho pregado sob disfarce ?

Veio parar à nossa caixa de correio postal uma publicidade da IURD.

    Tive o cuidado de a ler de ponta a ponta, desta vez.

    Não vi lá uma só  -  repito, uma única  -  referência a Cristo, ou à Bíblia, ou a qualquer passagem das Escrituras.

    Apenas várias histórias de pessoas com problemas resolvidos após terem entrado num "igreja" da IURD.

    Trata-se de uma estratégia.

    Fiquei incomodado.  E lamentando.


    O certo é que no mundo Evangélico deparamos com estratégias que pelos menos se parecem, ainda que de longe, com isto.

    Criam-se encontro, jogos desportivos, convívios, peças de teatro, concerto musicais frequentemente num estilo hip-hop, com o caráter do que hoje se chama de "emergente".

    E num momento julgado oportuno diz-se às pessoas que Deus as ama.  E fala-se em Evangelho.

    Ou então, num processo inverso, mas de forma menos disfarçada, convidam-se as pessoas a ouvirem o Evangelho, fala-se-lhes de Cristo.  E, em vistas de se criar um ambiente e um contexto apelativo e interessante, monta-se um espetáculo.

    Não tenho dúvidas que Deus pode e sabe como intervir e falar às mentes e à sensiblidade das pessoas.  E não somos nós a pretender sequer pensar em limnites às formas como Deus chama as gentes.

    Mas não vejo processos desses na proclamção do Evangelho na Igreja primitiva, que é paradigmática.

    Aí o apelo, o anúncio, a proclamação do Evangelho da Salvação em Cristo é sem subterfúgios ou formas auxiliares de pregação.

    Os grandes evangelistas dos séculos XIX e XX não usaram processos "emergentes" de espetáculo.  E havia decisões aos milhares.

    Julgo  -  julgamos, muitos de nós  -  que o apelo evangélico à Salvação em Cristo, ao reconhecimento do senhorio de Cristo e à expressão iniludível e insubstituível das Escrituras, da Palavra de Deus, deve ser claro, único, sem invólucros, nem suportes.   Ou pelo menos com imenso cuidado no seu uso...

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial