segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Cristão e o vestuário



    O que uma pessa veste, queria-se ou não, revela muito da sua persnalidade e do seu caráter.  Ninguém o contesta.

    Deus quis assim, que o Ser humano andasse vestido.  Sobretudo após Génesis 3.

    Em 3 : 21 Deus fez roupa.  Para ele e para ela.

    Não há que dar volta a esse dado da História da vivência humana.

    Depois, aquilo que uma pessoa escolhe para se vestir tem que ver com o que faz, onde está, com quem está.  E tem a ver, como já disse, com quem é.

    O que não aceito, é que um Cristão esteja na Presença cultual de Deus, prestando-lhe Culto na Igreja, vestido de qualquer maneira.  Por exemplo, no verão, de calções e chinelos, com roupa de tal forma alijeirada, eles e elas, que é como se estivessem numa esplanada à beira-mar.

    Dir-me-ão :  "Somos uma família.  Estamos no meio dos que nos seão queridos e íntimos, de certa maneira.  Estou à vontade.  E para Deus o que conta é o que está no coração.  Não aquilo que eu visto".

    É um argumento inválido.  Não procedente.

    Na Igreja, eu estou na Presença de Deus.  E aquilo que eu visto, e como visto, assim como os meus comportamentos, deve expressar a minha veneração ao meu Deus e Senhor. Não estou ali para expressar os meus sentimentos para com outros, embora também isso possa acontecer ( expressar Amor para com os meus Irmãos na Fé ).  

    Igualmente, quem entrega uma Mensagem ou dirije ou tem a direção do Culto, não pode fazê-lo na perspetiva da sua relação fraterna, mas da sua relação filial.  Com Deus.  E chega-se ao ponto  -  entre os Evangéicos -  de ver pessoas subir ao estrado, ao púlpito, falar profeticamente, em nome de Deus, vestidas da forma mais desprendida que é possível.  De mangas arregaçadas, até... !

    Na vida corrente, a forma como estou e como me comporto, é também uma maneira de respeitar aqueles perante quem estou, que estou atendendo e servindo.    Por exemplo, se estou trabalhando num estabelecimento bancário ou comercial, ou se estou perante uma autoridade civil.

    O próprio espaço em que se desenrola um Culto a Deus,  e até a forma como decorre, não pode dar sinais de desleixo ou de incúria para com Quem estou expressando um ato de Culto !  Com objetos ou decoração desarrumados...

    Sinto-me mal e espiritualmente envergonhado quando vejo sinais de negligência na Presença do meu Deus.

    As grandes e belas Catedrais do mundo ocidental, eram  -  e são  -  justamente uma forma de pôr em relevo, e solenizar, o Culto que se presta a Deus !   Assim como os paramentos rituais com que os oficiantes do Culto se vestem.  Evitando a trivialidades da roupa comum.  Embora neste caso os Evangélicos tenham outra maneira de ver. 

     «Estremece, ó Terra, na Presença do Senhor,
    na Presença do Deus de Jacob !»

    Salmo 114 : 7.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial