quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Artista e a Vida


    Os Homens e as Mulheres que possuem dotes artísticos, seja como Escritores, seja como Músicos, ou Artistas Plásticos ganham -  enquanto vão explorando a sua Arte  -   uma como que aptidão e sensibilidade para a apreensão da natureza humana e do conflito do Ser humano consigo e com a vida...

    Para eles, muitas vezes, ( nem sempre... ) aquilo que somos é uma tragédia.  Porque é um torvelinho de conflitos, é um complexo de forças, de vontades, de apelos, de ruínas...

    É frequentemente esse, o mundo dos Artistas, sobretudo nos tempos modernos, em que a expressão artística se racionalizou com a reflexão filosófica.   E porque, naturalmente, o universo dos Artistas também é feito de repúdio, ou da inépcia para considerar a racionalidade de Deus, a Harmonia e a Perfeição de Deus. E a Salvação de Deus.

    A Música é quantas vezes ( sobretudo nos tempos modernos ) um eco dessa tragédia interior.  Daí que acabe por ser uma "estética do ruído".  Uma expressão do Vazio.  A desconstrução da Harmonia. Há até que pretenda, em certos casos, reproduzir o barulho do mundo industrial... Como, por exemplo, com Schoenberg.

    Na Literatura, já Eça de Queiroz -  ainda que um realista/romântico  -  fazia dois dos personagens centrais dos Maias, no final do romance, simbolicamente, correrem para apanhar um "transporte" que lhes escapa...!

    A Pintura expressa frequentemente, Hoje, a convulsão desse mundo "desatinado", em que a Pessoa não se encontra a si própria, e que sofre através do intempestivo das cores e das formas.

    José Régio falava do "eterno sofrimento dos Homens" ... !  E antes de morrer escreveu este desabafo dramático ( que aliás me levou a esta curta reflexão pessoal ) : 
    «Parto mas cantando.  Meu mundo inimigo,
    mesmo que me expulses, ficarei contigo»

    E contudo lemos na Bíblia Deus dizendo a Job ( 35 : 13 e 14 ) :

    «Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.
    Job, ainda que digas que não o vês, a tua Causa está diante dele !
    Por isso, espera nele.»

    Muitos grandes Artistas gritaram significativamente a Deus.
    E esperaram nele.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial