quarta-feira, 3 de abril de 2013

Holocausto

É o termo usado para os sacrifícios de animais - cordeiros sem mácula nem defeito - que o Povo de Israel, segndo o Velho Testamento, da Bíblia, oferecia a Deus Jeovah, como Culto formal, ritual.  E cujo sangue era espargido, também segundo um rito preconizado por Deus para os sacerdotes e levitas quando ministravam esse culto, que tinha um significado vicarial, substitutivo.

    O significado básico do holocausto era o de que o crente, o adorador, que prestava o seu culto perante Deus, por intermédio do sacerdote  -  naquele tempo, no Antigo Testamento, na Antiga Aliança  -  apresentava o animal em lugar da sua própria vida, como pecador que se apresentava na frente de Jeovah, reconhecendo que merecia a morte, devido ao seu pecado e à sua indignidade perante a Santidade e a Justiça de Deus. 

    A Graça de Deus aceitava a vida de uma vítima em lugar da vida do crente que prestava o culto.  O sangue do animal, substituía o sangue daquele que prestava o culto : vida por vida !

    É aliás esse o sentido sublime do Sacrifício de Cristo, por nós, no Gólgota, em Jerusalém. que celebramos na Páscoa.  Mas Cristo Ressuscitou.  E mais : subiu à Glória de seu Pai. E é agora o nosso Salvador, Senhor e único Intercessor.

   O termo "holocausto" foi usado na Cultura, secular sem verdadeiro respeito pelas coisas de Deus, de forma incorreta, aplicado às monstruosidades cometidas pelas centenas de milhares de nazis, sob a égide de Hitler.  Efetuaram a sua política não só alemães, mas de outras nacionalidades europeias. 

    E o termo ficou na História. Incorretamente.  Diria mesmo ofensivamente, em relação a Deus, e em relação ao sentido genuino do termo Holocausto quando significando uma oferta de "vida por vida" e de respeito e de amor a Deus.  Acaba por ser flagrantemente blasfemo para a nossa Fé de cristãos.

    Por isso muito judeus, israelitas o repudiam, e preferem a palavra Shoah, ou Shoá, ou Sho'a, que significa "calamidade". E está certo. Já uma vez eu disse isto mesmo num post aqui neste meu Blog  Como cristão eu prefiro também usar este termo, Shoah e não "holocausto", embora este último esteja consgrado na História Mundial.  Tristemente consagrado.

  

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial