domingo, 17 de março de 2013

AMOR / DAVID

    Curiosamente o nome "DAVID" conota-se com a palavra "AMOR" em hebraico bíblico !

    «David» ortografa-se, em hebraico, como DOD.  E estas letras significam também «amor».

    Ou seja : Dalet+Waw+Dalet( + Yod).  A semi-vogal Waw lê-se como ô longo no sentido de «amor» ou como vogal aspirada como em «David».

    Pergunto-me se não será lícito alguma especulação. Com todo o respeito pela Palavra de Deus !   

    Quando em Mateus 12 : 23 a multidão se perguntava, "Não é este o Filho de David ?".  Ou quando em Mat 21 : 15 e 24 : 36  a multidão e as ciranças clamavam "Hosana ao Filho de David"  não se poderá deduzir desta quase homonímia algo quanto ao Amor de Deus,  ainda que em  aramaico ?

    Sobretudo se nos lembrarmos também de Marcos 9 : 7,  no momento da transfiguração, quando ecoou a Voz divina dizendo «Este é o meu Filho Amado.  A ele ouvi».   Ou na ocasião do batismo do Senhor Jesus em que se ouviu a mesma Voz do Céu : «Tu és o meu Filho Amado.  Em Ti me comprazo !»

    Não podemos deixar de pensar nessa interessante similitude lexical hebraica entre "Filho de David" e "Meu Filho Amado" ( apesar de não ser exatamente no hebraico mas no aramaico, bem sei ) e evocar Romanos 5 : 8

    «Deus prova o seu Amor para connosco
em que Cristo morreu po nós
sendo nós ainda pecadores»

   

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial