segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Hino ( O ) Nacional II


    É impróprio dos tempos de Hoje, a expressão de Violência e apelo à guerra num Hino Nacional.  E contudo rreconhecemos que é uma marca da natureza humana.

    Já Deus disse a Noé em Génesis 6 : 13 - «...a Terra está cheia de Violência

    Sei que em França há tímidos movimentos a favor de uma alteração da lettra do Hino Nacional, conhecido por "A Marselhesa".

    Em Portugal uma pessoa de prestígio, esritor, já falecido, proôs, num discurso de 10 de junho, o mesmo para o nosso Hino : que fosse revisto o seu conteúdo, inadequado para os tempos atuais.   O assunto foi rapidamente e envergonhadamente abafado...  O Hino Nacional é sagrado.  Não se toca na Letra !...  Nem que ela contenha barbaridades...

    Ainda que "a Portuguesa" tenha menos expressões de violência que "a Marselhesa".

    Ficamos interrogando-nos se o melhor não será o que se passa com o Hino Nacional de Espanha... que não tem letra, atualmente !  A do tempo de Franco foi apagada.  E não fizeram outra.

    Contudo há mais ainda, que é condenável : É a negligência, como atitude altiva, em relação àquilo que se "canta" ritualmente, formalmente, por praxe, E nem se sente,  por parte de muita gente,  a necessidade de se ser "verdadeiro" e honesto em relação ao que se canta, de pé, com ar solene, respeitosamente... ! Eruditos e Povo, Militares e Governantes, Grandes e Pequenos !  Todos levados por essa vaga de incongruência !

    A letra do Hino Nacional passa assim a ser uma espécie de "falatório" que se "palra" sem ser preciso pensar nele : Às armas, às armas, contra os canhões...».  Que mal é que isso tem ?  - dir-se-á.  É metafórico, é poesia.  Quanto a mim não quero nunca a guerra, nem ir contra canhões.  Quero o diálogo e a paz. Mas cantar isso não me afeta minimamente".  Isto poderá ser o racicónio da generalidade dos cidadãos.

    Mas não é hipocrisia ? 

    Não encontro outro termo.

  

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial