segunda-feira, 18 de julho de 2016

Campeonatos Intertnacionais

Campeonatos.jpg

     Os Campeonatos internacionais, de futebol ( e agora com o Hoquei em patins ) e outros, como os próprios Jogos Olímpicos, serão benéficos para o entendimento entre os Povos ?
    É uma reflexão que faço, para mim próprio, com preocupação, estes últimos tempos.
   
    A reflexão política estará assim acima da paixão, por exemplo, do futebol ?
    Na minha opinião, não.
    Pelo contrário :  a política cada vez interessa menos, pela demogogia, pela "partidarite".
    E a "bola" continua a apaixonar intensamente milhões de pessoas,  porque não tem ideologia.  E porque é a exaltação da força e da capacidade de vencer pela habilidade,  pelo poder físico de ser superior !
   Se isso se passa entre Clubes, é com eles,  e com os milhões e milhões de € que rquer,  que empata,  que desvia do desenvolvimento económico e social.
    Se isso se passa entre países  ( como foi com o campeonato EURO, há pouco tempo ),  é grave a rivalidde que suscita no inconsciente das populações :  rivalidade entre povos, entre nações.

    No caso dos Jogos Olímpicos, há a atenuante que a concorrência é mais entre indivíduos que entre nações ... É a celebração do herói triunfante,  do mais capaz.
    O desportivismo e a prática desportiva não têm - não deveriam ter - a ver com a "paixão de bancada".  Nem tão pouco com "rivalidade inteclubista ou internacionalista".   Desportivismo é um Valor humano que deveria implicar esforço de entendimento, e até de solidariedade, entre "diferentes",  entre "adversários concorrentes" !  Portanto, de aproximação em todos os campos.
    Mas a paixão nacionalista ( com bandeiras nacionais e tudo ... ) marcando os confrontos desportivos internacionais não favorecem o entendimento cultural, a fraternidade, a solidariedade entre nações.   Fortalecem o nacionalismo rasteiro.


    A Fé cristã tem outra perspetiva radical do mundo e da vida.
    Cristo, pela Igreja,  é

« ... a plenitude, que preenche tudo, em todas as coisas.»

Carta aos Efésios 1 : 24.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial