terça-feira, 29 de março de 2016

Gosoto pela Música Clássica





      Como e porque é que comecei a gostar de Música, chamada de "Clássica" ?
( Alguns dados biográficos que relembro, a título pessoal )

      Foi já na adolescência.
      Meus Pais não eram dados á Música.  A minha Mãe tocava Hinos evangélicos no piano lá de casa, um piano vertical, um Gaveau, que herdara.  Mas não mais.
      Foi nesse piano que estudei as minhas lições de aprendizagem.  E que depois percorri, durante anos, aquelas teclas, algumas já um tanto amarelecidas mas produzindo sons sempre bem afinados.
      Aí tive momentos de prazer musical.  E também de criação.  Assim como momentos de devoção a Deus tocando muitos Hinos !
      Devo aos meus Pais essa vertente da minha educação, de formação e de sensiblidade pessoal.
     
      Lembro-me que na Rádio, eram os postos de Música "erudita / clássica" que me prendiam.   E aí comecei a familiarizar-me com Compositores e Composições clássicas.   (  Mas sempre gostei  do Fado...  E ouvia algumas canções ligeiras com gosto ! )

      No Liceu, de então, tive um Coelga, o Bugalho ( filho de um conhecido Poeta ) com quem partlhávamos ambos do mesmo gosto pelos clássicos na Música.
      E no fim da adolescência tive dois Amigos com a mesma sensiblidade que eu;  na Música e nas Artes.  Eram crentes.  Um deles era filho de um Pastor ( Ilídio Freire ). O David.  O outro era o Fernando de Sousa, irmão da minha Professora de Piano, Rasalina Vantache Morgado ( a qual terminara o Conservatório com alta classificação ).  O Marido era um economista.  Eram ambos da então igreja do Alto de Santa Catarina.

     E assim me formei, nesse amor à Mùsica Clássica,  sobretudo a dos períodos romântico e do simbolismo ( Debussy, Ravel, etc. )   A Música erudita do séc. XX não me diz nada...

*

Música II.jpg


     Agora,  a propósito de Música,  faço outra reflexão :

     Como será a Música na Eternidade,  em Comunhão com Deus ?
     Gloriosa.  Com certeza !
     Ouvir-se-ão ressonâncias conhecidas, e Hinos conhecidos e tão belos com que a Igreja em honrado e louvado o Senhor ... ?
     Essas Músicas celestiais de que disfrutaremos, será com que frases melódicas ?
     Ela dará suporte certamente, e contextuará o Mundo Novo em que viveremos,  de Paz,  de Pureza,  de Pujança !
     Será uma Música bem rica de conteúdos sublimes.
     Como a sentiremos ?
     Não com os sentidos do passado terreno.
     Mas envolvidos e ao benefício perfeito dessa marvilhosa Criação divina :
     A Música, os Sons,  em narrativas de Louvor !   E de Amor divino !
     E a propósito : Que linguagem falaremos e canrremos louvando Deus ?! 
    


     Bela, esta menção profética :

«Porque o Senhor consolará Sião ( ... )

Fará a sua solidão como o Jardim do Senhor !

Gozo e Alegria se achrá nela.

Ação de graças,

e som de Música

Isaías 51 : 3.

     Depois, no Apocalipse, ainda profeticamente,
pontuando e dando suporte a momentos gloriosos :

«Depois destas coisas olhei ( ... )

 a primeira Voz, com um  toque de Trombeta ( .. )

disse :  Sobe aqui....»

Apocalipse 4 : 1.

«E os vinte e quatro Anciãos

prostraram-se diante do Cordeiro,

tocando todos eles Harpas,

e tendo salvas de prata

cheias de incenso,

que são as orações dos Santos.

E cantavam um Novo Cântico ( ... )»

Apocalipse 5 : 8, 9.


Música. i.jpg

     

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial