terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Elêntico

Palavra de Deus.jpg
     É um neologismo, claro.
     Para já, importado do francês.
     Encontrei-o em "La Revue Réformée", de novembro 2015, num estudo : "Defender a Fé ne era do Diálogo interreligioso ?" de Yannick Imbert,  Professor de Apologética e História na Faculdade Jean Calvin, d'Aix-en-Provence.
     Portanto,  o seu a seu dono !  O termo tem essa origem.
     Mas eu adoto-o.
     Não está dicionarizado sequer !

     Tem origem  etimológica no verbo ( grego antigo, clássico ) "elenko"  ( ou "elencho" ),  que significa  repreender,  corrigir,  exortar.
     Encontramo-lo em Tito 1 : 13  ( « ... repreende-os severamente» ) e 2 : 15 ( « ... repreende-os com toda a autoridade» ).
     Não contém sentido de "julgamento",  mas antes de exortação fraterna, de disciplina educativa.

     Bom.  e que pretende significar o termo "elêntico" ?
     É a ciência,  é o saber, que proclamando e discorrendo sobre o conhecimento do único Deus verdadeiro,  denuncia tudo o que se opõe a esse arquétipo.
     Tem a ver,  por confronto semântico,  com pluralismo religioso.
     Elêntico é aquilo que põe em causa a coerência de tudo o que não é a Fé em Deus,  no Deus de Jesus Cristo,  no Deus das Escrituras.
    O pluralismo religioso supõe que o Ser humano pode escolher ter ou não ter uma religião;  pode aproximar-se da dividade como bem entende.
     É o pensamento dominante nos tempos de Agora.

     Os Cristãos,  nomeadamente os Evangélicos,  têm uma linha orientadora fundamental  : a Fé bíblica revela-nos a Verdade em Cristo Jesus.  Deus,  só há um,  o Deus do UIniverso,  Criador.  Para todas as Gentes !
     Elêntico,  é a corrente cristã que não se coaduna com pluralismo,  mas que quer saber e quer dialogar,  quer conhecer melhor as outras crenças.
     E que exorta, repreende,  corrige o pensamento do Ser humano  afirmando,  naturalmente e sem esforço polémico,  que só há um Caminho para chegar a Deus;  João 14 : 6.
    Elêntico.  A afirmação daquilo que não tem outra forma de ser pensado !
    Sem polémica!

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial