PORQUÊ
Estávamos num super-marcado.
Uma criança, de dois a três anitos, mexe no que não deve.
O pai, sem rispidez, diz-lhe : Deixa isso no lugar em que estava.
A criança obedece, mas com ar de quem não está convencida.
Julgo que falta muito nos atos educativos, o "porquê", que esclarece e convence.
A criança precisa de formar a mente e a vontade com a compreensão racional dos atos e dos comportamentos que lhe são requeridos.
E por vezes falta esse ponto básico, na sua apreensão da vida e da realidade.
Ainda que sempre de forma adequada. E ajustada ao momento e as circunstâncias. Naturalmente.
Esse cuidado racional e pedagógico está sempre presenta nas Escrituras. E é isso que as distingue.
Por exemplo, o livro dos Provérbios, na Bíblia, estrutura-se em grande parte dos seus raciocínios, em sequências causais e adversativas, "...porque...", "...mas...", etc.
«Feliz o que me dá ouvidos.
PORQUE
aquele que me acha, acha a Vida,
e alcança o favor do Senhor.»
Provérbios 8 : 34, 35.
E, ( uma causalidade básica )
«Sede santos.
Porque
eu sou Santo»
Levítico 19 : 2.
Etiquetas: educação
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