sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Rima

A Rima, na poesia, pode ser um meio nocivo da expressão poética.

   Ela transmite, com certeza, musicalidade, cadência.  Mas é um processo, entre outros, de tipo formal. 

    Vai sendo secundarizado, como simples artifício que é.  Felizmente...

    O poeta cria, transmite musicalidade, ritmo, beleza formal, nas próprias ideias que expressa, através do que vai construindo, das palavras que lhe dançam na mente, ao correr do espaço branco que as recebe... E da torrente de vida que o leva...

    E tudo isso sugere, cria, transporta.

    O que estou dizendo vem a propósito de cânticos que são acompanhados de letras, como é natural.  E particularmente daqueles que servem o louvor a Deus como expressão da Fé, cristã, na Igreja local.

    A Rima neste caso específico pode ser, e é muitas vezes, redutora e deformadora do pensamento genuino. Embora por vezes se goste do efeito, habilidoso, que provoca.

    Quem escreve, ou escreveu, essas letras de cânticos, ou de hinos, pode ser, e é ( ou foi ) muitas vezes, um poeta, uma poetisa.  E as palavras fluiam-lhe...

    Mas outras vezes sente-se a procura custosa do vocábulo "necessário para rimar"...

    E torna-se evidente o empobrecimento.   

    Quanto não seria preferível não estar escravizado à "rima",  e saber dar lugar à expressão espiritualmente, e teologicamente, adequada à ideia bíblica a transmitir !

    A poesia hebraica tem rima/ritmo interno, nas ideias.

    "Escrever é lutar", ouviu-se dizer na euforia de abril de '74 em Portugal.

    E é verdade.

     Escrever não é ato que fique cativo de artifícios.

    É uma liberdade feita de encanto interno, mas supratextual.

    Como, de certa forma, a beleza a que se refere São Pedro ( 1ª Carta, 3 : 4 ) : a do «...ser interior, do coração...»

      E essa é mesmo  -  também  -  uma luta.  Contra a fealdade do pecado deformador, corruptor, ofensivo de Beleza divina !


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