quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cantar, na Bíblia



    Lembrei-me de algumas situações mais marcantes de música coral e instrumental nas Escrituras :


    Jubal foi o inciador do uso da "harpa" ( dos instrumentos de corda ) e do órgão.  Com certeza para acompanhar o Canto.  Génsis 4 : 21

    Moisés e Miriam celebram a saída libertadora do Egito com Cânticos  Êxodo 15 : 1 - 21.

    Os 150 Salmos são Cânticos certamente acompanhados, sempre, de instrumentos.

   Cânticos, foram muito provavelmente armas nas Mãos de Deus para a queda de Jericó, para além dos meros brados e do toque de instrumentos de sopro.   Josué 6.

    Débora cantou a Vitória do Senhor, em  Juízes 5.

    Quando a Arca do Senhor foi trazida para Jerusalém,  em 1 Crónicas 15, isso foi acompanhado de Cânticos.

    Os israelitas, retonado de Babilónia, cantaram quando as muralhas e o Templo foram reconstruídos.  Esdras 3.  Situações dessas repetiram-se, com toda a certeza, durante o período dos monarquias de Israel, e Judá.

    Quando o rei Jeosafá, de Judá,  teve de confrontar-se com os seus inimigos, de Amon, de Moab e de Seir, a arma que desencadeou a fuga dos outros e a Vitória do exército de Judá foram os Cânticos de louvor ao Senhor, antes do início do combate.  2 Crónicas 20.

   Os israelitas retornados de Babilónia cantaram, com grande acompanhamento instrumental, quando as muralhas e o Templo foram reconstruídos.  Esdras 3.   E não terá sido essa, certamente, uma situação única.

    Jeremias 33 : 10 e 11 relata-nos profeticamente como Israel e particularmente Jerusalém serão restabelecidos segundo a Verdade, as Promessas e os Planos de Deus com acompanhamento de Cânticos, de gentes a cantar !

     Em Amós 5 : 23  o Senhor critica os cãnticos entoados ritualmente vazios de arrependimento e de vidas retas.  Sâo esses, como estrépitos, como barulhos, que ofendem Deus.

    Quando o Senhor Jesus Cristo incarnou, em Belém de Israel, a Palestina romana, isso foi acompanhado de imponentes Cânticos celestiais.  Lucas 2 : 13 e 14.

    Na Ceia, precedente à crucificação, Jesus e os seus discípulos cantaram um Hino.  Mateus 26 : 26 - 30.  Muito provavelmente, "à capela"...  Deus sabe com que harmonia, verdade íntima e qualidade de uníssono isso foi cantado !

    Paulo e Silas cantavam na prisão, em Filipos, antes do terramoto de origem divina que os libertou e motivou a conversão do carcereiro.  Atos 16.

    Em Apocalipse 15 : 2 a 4, os remidos que vencem os poderes de oposição a Deus e à Igreja cantam o Cântico de Moisés, e o "do Cordeiro".
__________

    «Então creram na Palavra de Deus,
    e lhe cantaram louvores !»       Salmo 106 : 12

    Melhor atitude para 2013 ?...  Claro que não !

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial