sábado, 13 de outubro de 2012

José Ferreiro ( Pai )



    Foi ontem de tarde, na Sociedade Recreativa Bordeirense, a 1ª parte da Homenagem que um grupo de pessoas de Bordeira, Santa Bárbara de Nexe, Concelho de Faro, está realzando à memória do grande acordeonista José Ferreiro ( Pai ).  À semelhança do que foi feito há uns dois anos ao João Barra Bexiga.

    No dia 3 de novembro haverá um festival de Acordeão no Teatro Municipal de Faro que completará a homenagem.

   Fui convidado a intervir, nesta Sessão de ontem, como representante da igreja de Acção Bíblica a que José Ferreiro ( Pai ) esteve ligado, como cristão evangelico, desde tenra idade até falecer, em 1967, com 70 e poucos anos, e ser chamado à Presença de Deus.  A sua Mulher, Dona Prazeres, e os seus filhos foram crentes em Deus, como os Pais.  Um neto é Pastor da Assembleia de Deus em Silves.  Aliás julgo que está atualmente reformado.  Estava presente esta tarde, e pude falar com ele, a Esposa e uma Filha.

    Tivemos gosto em estar nesta sessão a Henriette e eu, ( eu li a minha intervenção ) primeiro por se tratar de um Artista evangélico, de renome nacional.  Segundo porque gostamos muito de Acordeão.

    Mestre Ferreiro tocava, por vezes, o seu acordeão acompanhando hinos e cânticos nos cultos evangélicos a que assistia regularmente em Bordeira.  O mesmo fazia, um tanto mais tarde, o João Bexiga.

     Mas o mais assinalável, neste celebração, é a ideia  do núcleo empreendedor da iniciativa se ter lembrado de assinalar, e de lembrar a filiação evangélica de Mestre Ferreiro ( Pai ) !  A ponto de convidar alguém da sua igreja ( a Acção Bíblica ) para falar na Sociedade Recreativa !  Podia ter passado por cima.  Teria ficado apenas em relevo a sua figura de Artista e de profissional, apreciado, a nível nacional.  Mas não.  A figura do Artista foi assim apresentada  de forma mais completa, enriquecida e valorizada.  E foi um bom testemunho cristão.

     Esteve na Mesa o Presidente da Câmara de Faro, Eng Macário Correia.

    Mas José Ferreiro ( Pai ), e o Filho também, José Ferreiro ( Júnior ), que não me recordo de ter contactado, e tal como o João Barra Bexiga  foram Artistas , profissionais, íntegros, sensíveis, entusiastas.  A Fé deles configurou  as suas carreiras, e deu-lhes consistência.

    Temos pena que também desta vez a Aliança Evangélica não tenha tido qualquer participação, noticiando e comentando a vida deste Artista evangélco nacional.  Quando do João Barra Bexiga a sua ausência, apesar de eu ter mandado aviso, foi lamentável.  Vou ainda contactar a AEP por estes dias.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial