sábado, 5 de março de 2011

Voltaire e a Tolerância

O livro de Voltaire "Tratado sobre a Tolerância", que acabei de ler, confirmou-me a ideia que se tem do Autor em geral.


É assim :


Para o seu tempo Voltaire foi sem dúvida um pensador, melhor, um analisador de ideias ousado, interessado no seu tempo.


Mas, curiosamente, é quando as pessoas se pôem a refletir sobre Deus que revelam a verdadeira natureza, e as dinâmicas, do seu raciocínio.


O mesmo aconteceu recentemente com Saramago quando - já o disse aqui no meu Blog - se meteu a falar da Bíblia, de Caim, e "etc's".


E meteu água... pela fragilidade de lucubrações e dos argumentos, eivados daquilo que em francês se chamam "parti-pris", preconceitos.


Volaire, no seu intuito de condenar a Intolerância, fala bem, diz coisas dignas de registo, sem dúvida.


E começa por relatar o caso da Família Jean CALAS, de Toulouse, da segunda metade do séc. XVIII.


Foi um facto dramático. Escreverei um pouco sobre isso num próximo post.


Foi trágico sobretudo porque não foi único.

E mais : Porque é um exemplo histórico típico.


Hoje, séc XXI, há casos desses, como sempre houve, em vários países do mundo.


No entanto : Quando Voltaire pretende provar que a Bíblia está atravessada pela ideia de Tolerância apenas manifesta que não entende nada da verdadeira Revelação de Deus, dos Planos divinos, do Espírito que conduziu as grandes Figuras da Bíblia. E não captou isso da temática de Tolerância/Intolerância aos olhos de Deus.


Voltaire não foi um crente. Talvez o tenha sido - consta... - no momento de falecer, na sua habitação perto de Genebra.


E diz disparates ! Dislates !


Como, por exemplo : Moisés acabou por ser tolerante em relação à idolatria porque mandou fazer uma serpente após ter descido do Sinai com as Tábuas da Lei, e após o surto idolátrico do "bezerro de Arão" !!

E que : Deus castigou os israelitas, já como nação, não por terem aderido aos cultos estrangeiros idolátricos mas sim pela profanação do seu culto !

E mais que : Deus tolerou a idolatria de Salomão !!

( Cap XII do livro de Voltarie )


Que confusão...


Não entendeu nada do Velho Testamento !


Não percebeu as intolerâncias divinas em relação às imagens. Ou seja : o prestar-lhes culto, venerá-las e fazer-lhes rezas como "teopresenças", como "teoativas".


E quanto à cultura romana, que Voltaire incensa somo sendo "super-tolerante", os cristãos lançados às feras, crucificados, queimados por serem crentes no Deus vivo e na Ressurreição de Cristo, isso deu-se - diz Voltaire - a "ódios particulares", a sedições, a atuações individuais por parte dos crentes que lesavam o Estado romano. ( Cap IX ).


Como é possível proferirem-se coisas destas ! E Voltaire não é por anti-cristianismo que afirma o que escreve.


A Revelação de Deus não pode discutir-se sem ter integrado o seu Espírito e compreendido os Planos de Deus.


Deus não tolera em absoluto o pecado, nem aquilo que contesta e que se opõe à sua Justiça, à sua Santidade.

Mas é poderosamente misericordioso para com aquele que se arrepende e se entrega na sua Mão.

E aguarda pacientemente que os Seres hiumanos o reconheçam com tal.

Deverá contudo julgar o Pecado e a Incredulidade.


Deus não é, não pode ser, incoerente.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial