terça-feira, 17 de novembro de 2009

Abel e Caim

Génesis 4, 6.

Porque é que Deus aceitou o sacrifício de Abel e não o de Caim ?

ABEL ofereceu vida por Vida. Quer dizer, ofereceu-se, simbolicamente e vicarialmente, a si mesmo, ofereceu a sua vida em adoração e em consagração a Deus. Mas fê-lo sob a forma do sacrifício de um cordeiro, que assim derramou o seu sangue em lugar de Abel.

Foi, dessa forma a primeira pré-figuração de Cristo na Cruz, o qual se ofereceu como o Cordeiro de Deus, João 1, 29 e 35, e verteu o seu sangue em meu lugar para responder à Justiça de Deus ferida pelo meu pecado. Abrindo-me assim plenamente o acesso a Deus, que é perfeitamente Justo e Santo.

NB. Diz-se que houve uma pré-figuração de Cristo, antes, quando Deus revestiu Adão e Eva de peles de animais que, muito provavelmente terão sido mortos para isso... Tal como Cristo foi morto na Cruz e ressuscitou e ascendeu ao Céu como Senhor para me revestir da Justiça de Deus !

CAIM ofereceu a Deus do fruto da terra, resultado parcialmente, do seu labor próprio. Cp.Génesis 3, 17. O que lembra o esforço inútil de muitas pessoas em quererem agradar a Deus, satisfazer a Justiça divina, com os seus esforços de "boas obras", em lugar de aceitarem o Sacrifício de Cristo em seu lugar. Cp Efésios 2, 8.

ABEL, além disso, diz-nos Hebreus 11,4 que ofereceu a Deus "mais excelente sacrifício" porque o fez com Fé. E é isso a Fé - chegar a Deus confiando em Cristo que morreu em nosso lugar, ressuscitou para nossa Justificação. 1 Coríntios 6, 11, foi exaltado até aos Céus na Ascensão como Senhor da Criação e nosso. Filip. 2,10; Hebreus 1, 1 a 4.

Mais : ABEL trouxe a Deus as primícias, os primeiros animais que lhe nasceram, e o melhor ( = a gordura, em certos textos ) dos animais do seu gado. isso expressava a sua adoração, o seu Amor, a sua veneração a Deus.

CAIM terá feito - deduz-se - uma simples oferta formal, ritual, porque era preciso fazê-la. Por simples temor de Deus.

Não está escrito que Deus condenou Caim, mas que o seu sacrifício terá sido ineficiente em termos de relação com Deus. Por isso adiante se lê que o pecado continua, para Caim, "jazendo à porta"... v.7. Deus, paciente, lembra a Caim que lhe compete dominá-lo. Como ? "Procedendo bem", v. 7. que é "proceder bem" ? É relacionar-se com Deus pela forma justa : Vida por Vida, como Abel. Por Cristo, o únco Caminho, Verdade e Vida. João 14,6.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial