domingo, 20 de setembro de 2009

Boa Educação e os cristãos

Por vezes, entre nós, em casa, damos connosco a reflectir, sobre aquilo que correntemente chamamos de "boa educação": Sobretudo na sua interacção com a Fé cristã.

E em como isso é um aspecto fulcral na expressão vivencial do nosso Crer. E da nossa presença actuante e militante no tempo e no espaço que nos coube.

"Boa educação" é uma expressão de semântica abrangente que se refere a condutas globais de consideração e de respeito pelos outros, de cordialidade mesmo para quem não conhecemos ou conhecemos mal, de resposta correcta e afável a quem nos interpela, de receptividade nos encontros ou nos confrontos correntes e ocasionais, de gestos espontâneos mesmo que nada nos obrigue a eles, de ajuda, de apoio, de cedência, de simpatia em "prime abord", de resposta empática mesmo que nos contrarie a interpelação, de cedência perante qualquer reclamação ainda que a razão seja a nossa. Etc, etc

Não tem só a ver com humildade/ortgulho. Não tem só a ver com timidez. Diz muito respeito a não-egotismo, a não-individualismo, fechado, dos direitos e do "terreno que me é próprio". Tem a ver com falsos conceitos de si mesmo e dos outros. E por aí fora.

É justamente - comenta a ganeralidade das pessoas - essa boa educação natural, imediata, que se espera, particularmente, de um cristão !

Espera-se. Mas não é assim tão corrente.

Tem muito a ver com o que recebemos em casa. Com o que absorvemos na Escola. E com maturidade espiritual.

A boa educação alarga-se, claro, às áreas do civismo, da solidariedade humana activa e empenhada, do respeito pela Lei e pelas Autoridades, etc. Ao Bem-Fazer, em suma !

Essa boa educação, primária, imediata, espontânea, deveria resultar da acção efectiva, regular, íntima, de Verbo Divino nos crentes.

Não é isso que é revelar Cristo em nós ?

Na Carta aos Filipenses, cap 2, v 3 é-nos mandado : «Cada um considere os outros superiores a si mesmo». São Paulo insiste, aos Romanos, 12 : 10 - «Ponham os outros sempre em primeiro lugar» ( Versão O LIVRO ). E na Primeira Carta universal de São Pedro, cap 2 : 17 - «Honrai a todos». Cp. Romanos 13 : 7.

Não se honra Deus, não se serve Deus, não se evangeliza sem boa educação. No dia-a-dia em casa, na rua, no trabalho, nos transportes colectivos.

No "tu-e-eu", no "uns-e-outros" deste «ainda não» da Eternidade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial