sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Outra especificidade do Cristianismo

No Cristianismo, na Fé cristã, encontramos categorias que o tornam extraordinariamente distinto, na paisagem religiosa.

Ser "filho de Deus", "nascido de novo", por exemplo, é um direito que não é partilhado por mais nenhuma crença. ( Evang. segundo S. João 1, 12 ).

E há outra : Ser Amigo de Deus !

Não tem especial destaque nas Escrituras. Mas está lá. Consignada em meia dúzia de passagens. E que riqueza de perspectiva !

Ser Amigo de Deus foi o notável estatuto que Abraão recebeu. Carta de S. Tiago 2, 23.

E Jesus Cristo realça : «Serão meus Amigos se fizerem o que vos digo» Evang. segundo S. João 15, 15.

Ser Amigo de Deus é porque Deus

deixa de ser um estranho, com quem me cruzo "por acaso", com quem nada tenho que ver...

deixa de ser um desconhecido, de quem nada sei, que nem me interessa. Ainda que respeite...

deixa de ser "um outro", que pouca atenção me merece na pluralidade religiosa...

Passo a ter nele uma relação de intimidade que foi despoletada pela sua Mão estendida e pela minha Entrega.

Sou AMIGO DE DEUS.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial