A VITÓRIA DA RAZÃO
Estou a ler um livro, que encontrei na Feira do Livro de Faro, e que me está a interessar, "A Vitória da Razão" de Rodney Stark. Um livro recente, 300 pgs, copyriht, do original em inglês, de 2007.
Leio na Introdução, que aliás é de um historiador português :
«Max Weber, em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo," foi o primeiro a demonstrar que a economia com base no princípio do «capital», depende de uma atitude. E só depois de um mecanismo» ( Sublinhado meu ).
Este livro lembra-nos a influência fulcral do CRISTIANISMO no desenvolvimento destacado da Civilização Europeia face a todo o resto do Mundo.
E isso pelo papel da Razão no incremento e na dinamização de Tecnologias, e da própria Ciência, mesmo séculos antes do Renascimento e do Humanismo. E pela importância que dá à Pessoa, à Liberdade, à Responsabilidade, ao Trabalho.
À força de vivermos no meio disso tudo... perdemos a noção da originalidade das raízes cristãs !
Note-se que perspectiva histórica de Rodney Stark é a de um "católico romano", ainda que na Apresentação, no próprio livro, se diga que ele não é um cristão confesso. Por isso volta e meia ele refere-se aos cristãos da Idade Média como -"católicos". Uma inexatidão anacrónica.
Uma cristão só é Católico por referência ao Protestantismo. E este apareceu no séc. XVI.
Mas o conteúdo do livro é bem digno de atenção. Estou contente de o ter encontrado e de poder lê-lo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial