sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Guiné ( Bissau ) e Cabo Verde, nas nossas vidas



      Vamos deixar   aqui o  registo de umas  "memórias",   para a História   das nossas vidas   e como expressão de Gratidão a Deus !     



    A Henriette e eu tivemos as nosss vidas ligadas a estes dois Países,  Guiné ( Bissau ) e Cabo Verde.  




Cabo Verde, Praia.jpg
 Cidade da Praia


    Quanto a Cabo Verde.   Aconteceu já por volta de 1973.
  Eu tinha completado uma Pós-Graduação em Ciências Educativas na Faculdade de Letras de Lisboa, e acabara de fazer o Estágio Profissional no então Liceu Normal de Pedro Nunes.   O Ministério da Educação em Lisboa propõe-me,  após contactos,  o cargo de Reitor do Liceu da Praia,  Cabo Verde.  Aceitámos.  Cheguei mesmo a ser nomeado oficialmente,  tanto cá como lá.
  Ficámos aguardando que nos chamassem. 
  E eis que se dá o "25 de abril" !
  Tudo anulado evidentemente !
  E se se tivesse concretizado,  quantas dificuldades não teríamos tido de enfrentar nesses tempos conturbados !




Guiné Bissau.jpg
 Guiné. Bissau.



     Após a nossa Revolução Democrática em 1974,  vários territórios africanos  careciam de Professores sobretudo a nivel do Secundário.    E os seus Dirigentes procuravam aliciar portugueses para os Quadros de Ensino em condições atrativas.
    Em 1984  fomos convidados a ir falar em Lisboa com um responsável guineense,  após a nossa a aceitação das funções que nos propunham  :   a  Henriette como Professora e eu com um cargo de Formação Pedagógica no próprio Ministério em Bissau.
     A Ana Cristina acabava de se licenciar  ( Mestrado, hoje; 5 anos de Faculdade ).  Pensámos que ela poderia também inserir-se como Professora no Secundário em Bissau.
    Não.  Isso não foi aceite.  Nós, por um lado, não íamos deixá-la em Portugal. E por outro, ela vir connosco para a Guiná ficando ali sem fazer nada, era inaceitável.
     Achámos que Deus nos estava conduzindo ...  Recusámos assinar. 


 


   Tanto num caso como no outro a possibilidade do testamunho como filhos de Deus, com sabedoria e prudência, foi também fator de aliciamento.
      Mas Deus tinha outros Planos para nós.
      E continuámos assim o nosso Testemunho cristão  em Portugal,       (   Defensor,  COMACEP,    O LIVRO,   SBP,  Gedeões,  Igreja do Silêncio, etc. )  e no Algarve na Acção Bíblica.






«Nas tuas Mãos,

estão os meus dias !»

Salmo 31 : 15











Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial