terça-feira, 7 de novembro de 2017

Celebração da Reforma, na RTP 2

Lutero com a Bíblia.jpg


500 anos da Reforma Protestante

na 3ªfª, 31 de outubro,  DIA DA REFORMA, 
transmitida ( julgo que em direto )  às 20h 30.
Durou uma hora.
_____________________

      Não se tratou de um Culto Evangélico.
    É verdade que se realizou num templo protestante, que se cantaram Cânticos, evangélicos, que se referiram passagens bíblicas ( ainda que não lidas diretamente das Escrituras ),  que houve uma bênção final.  Mas não foi um Culto.  Nem sequer houve acesso geral ao público.
     Foi uma Cerimánia Evocativa.   

    Houve evangélicos que não gostaram.   Esperariam talvez assistir a um Culto como o das suas Congregações ...  Há aí uma forte dose de pouca reflexão, parece-me.

    

    Achámos a cerimónia impecável,  em dignidade, em sobriedade, em correção.  Até na vertente musical.
     É evidente que nos chocou o facto de um adventista ter tido uma intervenção.   No fundo os adventistas consideram-se herdeiros também da Reforma ...

    Mas que a Televisão Pública Portuguesa tenha feito essa transmissão,  para nós Evangélicos em Portugal, achamos que foi assinalável,  habituados como estamos à presença católica romana quase como  "religião do Estado" !     
    Pensamos que a Igreja Católica romana deve ter estado por detrás dessa iniciativa da RTP...

    Em Espanha as Celebrações dos 500 anos da Reforma estiveram  -  parece-nos  -   muito mais presentes nos Meios de Comunicação Audio-Visual.



    NB. A Igreja da rua de Febo Moniz ( Almirante Reis ) foi a minha igreja em adolescente.   Meu Pai tinha aí o Cargo espiritual de Presbítero, e mesmo de Ancião Responsável em alturas de transição pastoral.    Mais tarde converti-me a Cristo, "nasci de novo", numa campanha evangelística na Acção Bíblia, e nessa Família espiritual permanecemos,  a Henriette e eu,  até hoje.







Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial