Etica Protestante e o Espírito do Capitalismo
É o título de um conhecido livro de
Max WEBER
( Editorial Presença, 8ª edição, 2015 )É um livro interesante, um clássico de Sociologia, do início do séc. 19, 1904.
Respigo duas ou três ideias do seu conteúdo :
"Esta ideia desenvolve-se em Lutero : O trabalho temporal ... é a base natural, indispensável, da vida da Fé ( ... ) O cumprimento dos deveres temporais ( e profissionais ) é uma via que agrada a Deus ( ... ) Todas as profissões lícitas são válidas perante Deus.
Não ter vontade de trabalhar é sintoma da ausência de estado de Graça ( ... ) Não é o trabalho em si que Deus exige, mas sim o trabalho profissional racional ...
... O crente, "puritano" ... quando se lhe depara uma oportunidade de lucro, Deus tem as suas razõpes para o permitir ... O dever do Cristão é corresponder a essa vontade e tirar o proveito dessas situações.
Podeis trabalhar e ser ricos, não para os fins do prazer carnal e do pecado, mas para servir a Deus ... A riqueza só é condenável enquanto tentação de ócio e de gozo pecaminoso da vida ... Enquanto exercício do dever profissional ... até é aconselhada.
A parábola do Criado despedido por não ter sabido tirar proveito da libra que lhe fora entregue reflete este espírito ... Querer ser pobre ... é querer esrtar doente.
A riqueza fruto do trabalho sério, honesto, não ganancioso e não explorador do trabalhador por parte do Cristão piedoso cria riqueza e mais riqueza que Deus quer abençoar e usar para sua Honra."

Etiquetas: Cultura
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial