terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Angelo Correia na RTP3




    Vi ontem, na RTP3,  no Programa 360º  a intervenção do Eng. Ângelo Correia.
    Foi agressiva, para Israel.
    Da parte do outro entrevistado, Bernardino Soares, ( Pres. da Câmara de Loures ) um conhecido militante do PCP, não admira o caráter tendencioso do que disse quanto a Israel.   É essa a sua militância.
    Da parte de Ângelo Correia esperávamos mais lucidez, coerência, bom senso,  quanto ao que disse sobre Israel e sobre os Evangélicos ( que são "uma seita protestante" ... )  nos USA, na ligação destes a Georges W. Bush e a Donald Trump.
    É verdade que os Evangélicos nos USA são milhões, e não há uniformidade quanto a tendência de voto.  Todos o sabemos.      Daí que no resto do mundo se diga muita asneira.
    Mas de um Comentador num Canal de grande audiência, espera-se mais informação, mais contenção, mais diplomacia.
    Ainda que Ângelo Correia esteja, ao que parece, ligado à Área de Comércio Luso-Árabe,  isso não o desculpa quanto à isenção que deve assumir quando fala num Canal público de TV.

    Israel, neste final de ano está sendo objeto de muita agressividade.  E dizem-se coisas falsas, algumas, e deliberadamente se esquecem outras.
    Israel não é uma potência ocupante.  A Palestina foi-lhes cedida pela Sociedade das Nações, e sobre essa cedência fundou o seu Estado em 1948.  
   Antes, na Palestina, não havia nenhuma Nação presente.  Apenas grupos tribais de árabes, a quem israelitas vindos de todo o mundo iam comprando terras.
   Esquece-se deliberadamente que o objetivo nacional, patriótico de muitos Estados árabes é a destruição pura e simples de Israel, mandá-lo para o mar e fazê-lo desaparecer.  Só não o realizam porque não têm capacidade bélica para isso.

   Nós os cristãos evangélicos, reconhecemos por um lado que Israel atual, levado pelas vagas de hostilidade, tem iniciativas drásticas e aguerridas, sobretudo para com os Estados ( árabes ) que sonham com o seu desaparecimento da Terra !
 É o único dos Povos da Antiguidade que resistiu a 2 000 anos de dispersão e de perseguição.
 Por outro lado Israel é a única democracia autêntica no próximo oriente.
 E é uma grande Nação, com um extraordinário potencial de informação, de tecnologia, de modernidade técnica.

 Também não esquecemos, não podemos esquecer, que Israel é Povo de Deus.
 Aquilo a que chamamos hoje ( desde a ocupação dos Romanos ) Palestina é a Terra de Israel desde há milénios !  Por Direito divino.
 A assumida origem de Israel na vontade de Deus é basicamente a causa da agressividade de que é alvo.
 Pense-se o que se quiser dessa afirmação.  Como sendo religiosa, fanática, utópica, etc. Mas ela refere uma realidade insofismável, incontornável !  Com a qual o mundo se confrontará, talvez mais cedo do que se pensa ... !


 


«Então me invocareis,

passareis a orar a mim

e eu vos ouvirei.

Buscar-me-eis e me achareis

quando me buscardes de todo o vosso coração.

Serei achado de vós, diz o Senhor.

E farei mudar o vosso destino.


Congregar-vos-ei de todas as nações

e de todos os lugares

para onde vos lancei, fiz o Senhor.

E tornarei a trazer-vos ao lugar

donde vos mandei para o exílio.»


Livro do Profeta Jeremias, 29 13 e 14.












Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial