quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

AB e termos anti-eclesiais.


AB emblema.png

     A  ACÇÃO BÍBLICA    como Família espiritual foi marcada nos seus primeiros tempos,  no início do século passado,  por uma atitude e um posicionamento a que poderíamos aplicar um neologismo :  anti-eclesial.
    Porquê ?
    Basicamente porque, fruto de um despertamento espiritual com origem no País de Gales, o Evangelista Sr. H.E. Alexander  -  que esteve na origem da Acção Bíblica  -  os seus colaboradores e as Congregações que iam nascendo na Suíça fruto do seu Ministério,  lutavam,   nas Mensagens e Pregações e nos escritos que publicavam, contra o liberalismo e o racionalismo teológico preponderante na igreja protestante ( e também na igreja católica romana )  na Suíça e na Europa Central. 
    O Cristianismo e a Fé expressavam-se, nas igrejas protestantes já estabelecidas, por um acentuado ritualismo e formalismo, nos Cultos, e no exercício de um clericalismo pastoral frio e cerimonial,  vazio de vida espiritual genuína e prescindindo do suporte do Texto bíblico das Escrituras,  perante as quais tinham  -  os Pastores e os teólogos dessa época ( que vinha já do final do século 19  ) -  reservas mentais de teor filosófico e liberal.
    Muita gente queria e procurava outro rumo espiritual,  que respondesse às suas necessidades espirituais e às apreensões da Vida nessa Europa de "entre as duas guerras".


    Por isso na AB se fugia, de certa forma, a terminologias que eram próprias desse protestantismo formal, frio, eclesial, ritual, vazio de fervor, carente de devoção e de empenho evangelístico missionário, da Vida de Cristo, e do Poder espiritual de persuasão das Escrituras, estudadas - e espalhadas -  com amor e entusiasmo que caracterizavam essas novas movimentações evangelísticas e missionárias das primeiras décadas do século 20.
    Na AB desses primeiros tempos não se falava muito em "igreja", em "pregação", em "homília", ou "sermão", em "culto", em "pastores", etc.
    Daí a forte adesão que esse ressurgimento cristão teve entre a população suíça, alemã e outras.
    Hoje os tempos são outros.
    Mas os Crentes ( na AB, e não só ) respeitam,  com muita gratidão a Deus a memória histórica desses tempos de re-ânimo espiritual,  que renovaram então a Fé e a consagração evangélica na Igreja de Cristo.


AB emblema I.png

« ( ... )  Ouço

uma Linguagem

que eu não conhecera ! ( ... ) »


Salmo 81 : 5.
 



Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial