domingo, 21 de julho de 2013

Autoridade. Poder

Tenho refletido no sentido drástico e ao mesmo tempo motivador que se depreende da dicotomia semântica "Poder / Autoridade".

    Do Senhor Jesus está dito nos Evangelhos que expressava Autoridade.  Ou seja, uma Superioridade reconhecida e aceite que impõe aceitação e obediência sem constrangimento.

    Apocalipse 12 : 10 fala-nos na «...Autoridade do seu Cristo...».

    E contudo como Filho de Deus, enviado pelo Pai, Cristo tinha direito de impor obediência, ou seja, Poder !  

    Cristo  -  lemos no primeiro capítulo da Carta aos Hebreus ( v.s 2 e 3 )  -  «...sustenta todas as coisas pela Palavra do seu Poder»

    Mas estes dois conceitos, Autoridade e Poder,  trazem-nos também mais "à terra"  e fazem-me pensar que o que Deus instituiu na governação política da Sociedade foi a Autoridade de Governo, dos que têm, sobretudo instituído democraticamente, o cargo de administrar uma Nação.

    Essas "Autoridades Instituídas" têm o Poder de se fazerem obedecer, por Direito legal.  Mas é a Autoridade, o Sistema reconhecido e aceite pelos Cidadãos que  -  no meu entender  -  Deus instituiu.  Não o Poder absoluto, ditatorial, cego. 

    E contudo deste  -  Poder absoluto, ditatorial  -  disse o Senhor Jesus, «Dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus», Lc. 20 : 25.  A este Poder é-ma imposta "sujeição".  Mas, no entanto, quando ofende as Normas de Deus, não posso obedecer, nessa situação específica.

    A dicotomia Autoridade / Poder também está expressa, por exemplo em Atos 1 : 7 e 8 onde lemos dos «...tempos e épocas que Deus, Pai, fixou por sua Autoridade».  E logo a seguir o texto refere o "Poder do Espírito Santo".

    Autoridade e Poder, não são pois a mesma coisa... Poder, é o direito de impor Obediência. 

    E quando se enquadra isto no contexto da Revelação divina, quanto Ensino não encontramos !



Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial