quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Bola como culto

Encontrei esta manhã um livrinho com o título «A bíblia do Benfica». Capa preta.

Comecei a folheá-lo e fiquei estarrecido !

O conteúdo até é interessante, com muitos dados referentes à história, à vida, à actividade desportiva, e a momentos relevantes particularmente da vida futebolística do Benfica.

Mas o que é assinalável é a ligação que é feita nos textos prefaciantes com sentimentos religiosos, como "fé no Benfica, "escrituras sagradas do Benfica", "culto do Benfica", "religião e devoção ao Benfica" ! Etc. Um chorrilho de conotações disparatadas entre a adesão ao Benfica e a religião !

Pode parecer - e é, claro - um aproveitamento hiperbólico com o objectivo de emprestar à adesão clubista um cunho de dedicação total, inalienável.

Mas o que nos confrange é que uma tal vivência clubista - seja com que clube for e particularmente em relação ao futebol - não está longe daquilo que essas alusões expressam : uma verdadeira pseudo-religião !

O que isso não traduz de alienação ! De cauterização mental ! De embrutecimento e desconexão face aos problemas fundamentais que afligem a Sociedade ! De divórcio dos Valores essenciais da Vida ! De dessensibilização para com os planos espirituais da Vida !

«Panem et circenses», ( «Pão e Circo» ) era com que se alimentavam os espírito dos Romanos. Já naquela altura...

Mas nos tempos de Hoje... toca as raias do dramático !

Diz a Bíblia : «Os loucos não querem saber como são as coisas na realidade. O que lhes interessa é só gritar aos quatro ventos o que pensam.» Prov. 18 : 2 ( O LIVRO )

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial