sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Saramago de novo

Encontrei um livro que me chamou a atenção : «Os Fantasmas de Saramago». ( Da Planeta Editora, 2010 ). O autor, Jesus Herrero, pretende rebater a incredulidade anti-bíblica de Saramago. Apoia-se muito no pensamento de Ortega y Gasset. Mas não vai buscar ao próprio Texto bíblico qualquer apoio para o seu pensamento contestando Saramago.


Seja como for achei curioso lê-lo e relembrar algumas insanidades que o Saramago publicou. Como estas. Vejam só :


«A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior que há na natureza humana».


Para um defensor de sistemas totalitários como o da antiga URSS... que contradição cega !


O Deus cristão, para Saramago é «malévolo e charlatão em quem ninguém se pode fiar».


E mais :


«Antes da criação do Universo Deus não fez nada. Depois decidiu criar o Unvierso não se sabe porquê. Fê-lo em seis dias apenas. Desdcansou... Até hoje ! Nunca fez mais nada! Isto tem algum sentido ?...Um Deus cruel, invejoso, inshportável. É uma loucura... Inspiração divina... ? Que canal de comunicação ? É absurdo. Somos manipulados e emganados desde que nascemos


Para o um "prémio Nobel" preciosidades de pensamento como estas são espantosas !


Diz o autor do livro que referi no início : «(Saramago ) sente-se perseguido na sua imaginação dilacerada pelo fantassma de Deus que ele assegura não existir embora não apresente qualquer prova racional nem razoável».


Saramago, continuar o autor : «...projeta horizontes de justiça no tempo, pouco ou nada se importando que as vidas das pessoas estejam ameaçadas por um "para sempre" sem outra meta que a aniquilação... Parecem preferir a certeza do nada possibilidade da esperança...»


A argumentação filosófica do autor terá a sua validade. Contudo chamaram-ma a atenção alguns destes parágrafos.


Como mais este :

«O Escritor de Génesis ensina-nos a decifrar o silêncio do Universo por meio da Palavra criadora de um Deus que põe em atividade o mundo das coisas e que dá à Pessoa humana o sopro da sua Vida... Deus não é o silêncio do Universo, ( como pensa Saramago ). O silêncio do Universo é uma Palavra escrita com caracteres de Amor que podemos descobrir no rosto latente e oculto do Criador».



Agora, na BÍBLIA, no Salmo 14, lemos


«Diz o insensato no seu coração : Não há Deus...!»


Depois no Salmo 19 :


«Os Céus proclamam a glória de Deus e o Firmamento anuncia a Obra das suas Mãos...»


São Paulo, o grande Pensador cristão, escreveu aos cristãos em Roma, grande centro civilizacional de então ( Carta aos Romanos cap. 1 ) :


«Não me envergonho do Evangelho. É o Poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê.

(...)Os atributos invisíveis de Deus, o seu eterno poder, a sua divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do Mundo...por meio das coisas criadas.

(...)Tais homens ( que detêem a Verdade pela descrença e pela perversão ) são indesculpáveis. Porque tendo conhecimento de Deus não o honraram como Deus (...) e se tornaram nulos nos seus próprios raciocínios e obscureceu-se-lhes o coração insensato.

Considerando-se sãbios tornaram-se loucos...mudaram a Verdade de Deus em mentira...desprezaramm o conhecimento de Deus. (...)

Deus os deixou às suas paixões infames (...) a uma disposição mental reprovável...para praticarem coisas inconvenientes(...)

...cheios de toda a injustiça, malícia, avareza, maldade,...inveja, homicício, contenda, dolo, malignidade, difamadore, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, pérfidos, sem afeição natural, sem misericórdia.

Conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam não somente as fazem mas também aprovam os que assim procedem !»


E mais. O mesmo São Paulo discursou assim em Atenas ( Atos dos Apóstolos cap 17 : 30 ) :


«Deus, não tendo em conta os tempos de ignorância, anuncia agora, e a todo o Ser humano, que se arrependa...»!


Na já referida Carta aos Romanos, no cap 5 : 8-11 :


«Deus prova o seu Amor para connosco em Cristo Jesus morreu pelos pecadores...para nos reconciliar com Deus».

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial