quinta-feira, 30 de julho de 2009

O monismo I

Segundo o Professor P. Jones, é uma forma de Paganismo ( "Paganismo" quer dizer : "da terra" ) a marcar a cultura espiritualista de Hoje.

Os tempos actuais, não são de ateísmo. Muita gente crê em "deus". Só que não no Deus da Bíblia e do Cristianismo.

Há pois um paganismo anti-cristão mas muito espiritual que inunda a cultura "ocidental". Aliás os anos 60 foram cruciais para a mudança do pensamento "religioso".

O Prof Jones, da Faculdade Livre de Teologia Reformada de Aix-en-Provence, França, e também Professor no Wesminster Theological Seminary na California, USA, escreveu um Artigo na Revue Réformée ( ver na Internet www.unpoissondansle.net/rr ) extrremamente elucidadtivo.

O monismo é assim uma espécie de teologia pagã, de contestação radical do Cristianismo, tentando subverter os fundamentos da Fé cristã.

O Autor define aquilo que ele chama de umas quantas "Mentiras Pagãs". Fiz este resumo :


Tudo é Um, e Um é Tudo. Um círculo é o seu símbolo. Tudo é divino, seres humanos, animais, árvores, rochas. Daí o empenhamento militante na ecologia. A Humanidade é um Todo, é Una.

Cada Eu é uma fonte de verdade. Por isso a Tolerância é uma norma. Mais o "amor" e o anti-fanatismo.

Todas as religiões têm un fundo comum pois todas partilham da mesma experiência mística.

As hierarquias ( mesmo as governativas, todas elas ), assim como as "distinções" são de eliminar. Só há uma saída : olhar para si. Parar com o sentimento de culpa.

Naturalmente que isto tudo é a resposta - e expressa a contestação - ao que está revelado por Deus nas Escrituras, na Bíblia. São antídotos ao Cristianismo.

E sentimos que é isto que está subjacente à forma actual de pensar.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial